PARCEIROS

Um pouco de história
Em 1998, recebemos uma jovem vinda da Alemanha, Peggy Rische, que escolheu o CREAR para realizar seu estágio para a conclusão do curso de Pedagogia Social e Curativa. Seu estágio foi de um ano, e ela apresentou para a Universidade da Alemanha, a monografia baseada nesse trabalho realizado no CREAR, que além de lhe dar o reconhecimento de seu curso pela universidade, promoveu também o CREAR para diversas pessoas na Alemanha. Sensibilizadas com a realidade de nossa entidade e da comunidade assistida, mobilizaram-se e, no ano de 2000, aprovaram uma parceria para a construção de novas salas no CREAR e para uma ajuda na manutenção mensal da entidade.
Em 2001, as salas novas estavam prontas e mobiliadas, e o CREAR passou a atender 112 crianças e 72 jovens, diariamente. Num ambiente bonito, limpo, organizado, com muita dedicação e amor – elementos esses tão necessários para o desenvolvimento sadio do Ser Humano – as crianças e jovens recebem atividades pedagógicas, culturais, artísticas, recreativas, e atividades de alimentação e de higiene. Todas essas atividades são desenvolvidas buscando estimular as crianças e jovens a se tornarem capazes, livres, independentes, felizes e responsáveis pelos seus atos e pela comunidade.
Em 2003, num movimento de funcionários da VCP – Votorantim Celulose e Papel, foi construído em um sábado um barracão no CREAR. E, com a participação da empresa, houve a doação de um viveiro e de uma estufa de mudas. No ano de 2005, foi viabilizado o atendimento a mais um grupo de adolescentes de 15 a 17 anos, em atividades voltadas ao desenvolvimento de consciência ecológica, respeito ao meio ambiente, vivências em horta no sistema orgânico, com atividades teóricas e práticas, bem como vivências em estufa e em viveiro. Todas essas atividades são voltadas ao fortalecimento do Ser Humano, pois os jovens vivenciam o ritmo, a responsabilidade, a doação, o crescimento e a transformação, que passa desde a formação do composto (material orgânico) , da germinação da semente, do plantio , até o processo final da colheita, tudo isso num ciclo sadio da vida, com começo, meio e fim, dando aos jovens informações e oferecendo oportunidades. – trecho presente anteriormente!!!
Nos anos de 2006, 2007 e 2008, através do projeto REDESCobrindo a INFÂNCIA, patrocinado pela Petrobrás, foi possível ao CREAR, em conjunto com as entidades: CASCB – Centro de Assistência Social de Capão Bonito, Centro Comunitário Metodista de Capão Bonito e LDM- Legionários na Defesa do Menor, proporcionar cursos de capacitação ao funcionários, com o objetivo sempre de melhorar o atendimento às crianças e adolescentes.
Em 2007, a empresa VCP doou verbas para a construção da cozinha/agroindústria, que está em fase de conclusão, que será utilizada como cozinha da entidade e como escola para as mães em que serão apresentadas técnicas de manuseio de alimentos, além de treinamento de relacionamento pessoal, servindo para contribuir na divulgação de tecnologias de alimento e relacionamento social

Atuais parceiros:



Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, VCP- Votorantim Celulose e Papel,  a Escola Waldorf de Capão Bonito, Vida Boa Brasil  E.V. , Würth A.G., Lebensgemeinschaft Sassen e Richthof  E.V.