O CREAR ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊS............... E PARA PODER CONTINUAR DE PORTAS ABERTAS......... O CREAR PRECISA DE VOCÊ!!!

Situado na Vila Aparecidinha, em Capão Bonito, SP, um local de condições sociais bastante difíceis, sendo a maior vila de Capão Bonito, conta com uma população em torno de 10.000 pessoas. A falta de condições mínimas para um desenvolvimento sadio desta comunidade gerou inúmeros problemas, que hoje fazem parte do dia-a-dia do local. Entre os problemas envolvendo crianças e mulheres, destacam-se: violência, desestruturação da família, baixo rendimento escolar, alimentação inadequada, higiene precária, decorrente principalmente de aspectos culturais, uso de entorpecentes, com ênfase no alcoolismo, prostituição infantil, gravidez na adolescência, pequenos delitos praticados por crianças e adolescentes.
Entre a população adulta, encontramos um grande número de pessoas vitimadas pelo alcoolismo. A questão de trabalho é um agravante da condição social: o número de habitantes com emprego regular é reduzido e a maioria, sujeita à condição de sub-emprego, está empregada como bóias-frias, ou seja, um trabalho sazonal e de amplitude variável.
Com a proposta de tentar mudar este quadro sombrio, nasceu em 1988 o Projeto CREAR. Nesse ano, um grupo de voluntários iniciou um trabalho com mães da comunidade. Do estreitamento das relações entre os participantes do grupo formado nessa ocasião, juntamente com o desejo de um trabalho mais intenso, no ano de 1994, o CREAR foi juridicamente constituído. Com base em uma proposta pedagógica consistente e acreditando que os meios para atingir os objetivos da entidade junto à população do local são, invariavelmente, perpassados por uma educação apropriada da população infantil e juvenil, houve início das atividades diárias, com uma sala de creche e um grupo de jovens. De lá pra cá tem havido muito trabalho, muitas parcerias foram realizadas e a família CREAR está crescendo! Atualmente, são atendidas, 240 crianças e jovens, de 1 a 17 anos, diariamente. O CREAR realiza um programa de atividades baseado na Pedagogia Waldorf, buscando sempre desenvolver habilidades, primando pela educação em todos os seus aspectos: pedagógico, cultural, artístico, esportivo, de lazer, higiene e alimentação.